Qual é o papel da Ordem dos Advogados do Brasil?

Segundo o ex-ministro do STF Ayres Britto, a “OAB desempenha o papel de representar a sociedade, que pode se assemelhar ao papel típico da imprensa. É bom que OAB permaneça absolutamente independente do Poder Público. Longe de ser fiscalizada pelo Poder Público, ela deve fiscalizar com toda autonomia, com toda independência, os governantes, tal como faz a imprensa“, afirma Ayres.

Enquanto pessoas morrem sem leito nas inúmeras filas dos hospitais do Estado e vítimas da violência, faremos o seguinte questionamento; Qual o papel da OAB-CE?

Por que a atual gestão não exerce o seu papel de fiscalizador?

Por que a OAB-CE ficou mudinha e calada acerca dos altos índices de violência e assassinatos no Ceará, além dos caos na saúde pública do Estado, já que ela deve fiscalizar com toda autonomia do Poder Público?

A OAB-CE, em perspectiva, se enfraquece ao ficar muda e calada acerca dos inúmeros problemas que assolam nosso Estado. Ceará já ultrapassa 1.700 assassinatos em 2018; número é 69% maior que no mesmo período do ano passado. Violência no estado cresce há pelo menos dois anos e tem raízes na ineficiência de políticas públicas e na articulação nacional do crime organizado.

A situação tem se agravado. Somente em janeiro deste ano, os crimes violentos letais e intencionais cresceram 34,38% na comparação com o mesmo mês do ano passado. As chacinas recentes em Fortaleza revelam disputas entre facções criminosas, que chegaram a protagonizar uma perseguição seguida de morte em uma rodovia estadual no fim de janeiro.

Necessitar de atendimento de emergência em um hospital pode se tornar um transtorno para famílias. Esse foi o caso de Maria Aguida Silva dos Santos, de 59 anos, que morreu após não receber atendimento adequado. O presidente da Comissão de Direitos da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil do Ceará (OAB/CE), Ricardo Madeiro, ressalta, porém, que Estado precisa cumprir com sua obrigação. Na prática, nenhuma cobrança direta foi feita ao Governo do Estado por parte do presidente da Ordem, Marcelo Mota. Advogados acusam a OAB-CE de ser omissa ao caos do Estado, sendo conivente aos problemas existentes por questões puramente políticas.

Mas a OAB não diz nada.

Redação CEARÁ.

 

 

 

Notícias

Informação o tempo todo.