Hoje em dia, não se tornou barato sair para comer com sua família ou sair com os amigos para curtir em um restaurante ou em algum bar aqui em Fortaleza. Nessa edição, vamos abordar e citar alguns estabelecimentos de Fortaleza onde os preços não param de subir e muitas vezes a qualidade não para de cair.

Todo mundo tem o seu local predileto para apreciar uma boa experiência gastronômica. Comer fora é algo típico do nosso cotidiano, quer seja devido à variedade da culinária, como uma forma de socializar ou ainda um meio de fuga dos congelados de nossa cozinha. Os restaurantes e bares costumam a ter umas técnicas para deixar o produto ou seu local com um preço mais caro. Vou citar alguns para vocês terem um pouco de conhecimento e saber por que às vezes nossa conta se torna tão cara.

Não usar cifrão: O símbolo monetário é uma das principais coisas que os grandes restaurantes evitam usar no cardápio. Isso porque o cifrão remete imediatamente à ideia de custo, algo que eles não querem que o cliente leve em consideração.

Não usar números quebrados: Projetistas de cardápio sabem que os preços que terminam em 9, como R$ 9,99, tendem a significar valor, mas não qualidade. Além disso, os preços que terminam em 0,95 em vez de 0,99 são mais eficazes, porque eles parecem “mais amigáveis” para os clientes.

Contudo, a maioria dos restaurantes deixa o preço sem a notação dos centavos para deixar o menu mais “limpo”, simples e direto ao ponto.Descrever a comida aumenta o número de vendas: Um cardápio descritivo sempre anima o consumidor. Em uma pesquisa, foi mostrado que menus com pratos explicados de maneira até levemente romântica (sabor frutado, textura delicada e suave etc.) vendem 27% a mais do que menus comuns. ( Ótima dica )

Associar a refeição à ideia familiar: Os clientes são especialmente atraídos para nomes de estabelecimentos familiares, como cantina da Mamma. Isso gera uma sensação de nostalgia, sobretudo nos mais velhos e, geralmente, os que gastam mais. Então, fique atento a isso e suspeite de restaurantes que aplicam técnicas de psicologia já no nome da empresa.

Apelação visual: Quando os alimentos estão descritos em negrito, listados em uma fonte colorida ou mais sofisticada ou acompanhados de fotografias com maior destaque, eles se parecem muito mais especiais do que os outros pratos. No entanto, restaurantes mais caros tendem a evitar essa estratégia porque pode fazê-los parecerem bregas.

Manipular o humor do cliente: De acordo com uma pesquisa, tocar música clássica em restaurantes incentiva os clientes a gastarem mais, porque faz com que se sintam mais ricos. Enquanto isso, a menos sofisticada música pop levou as pessoas a gastarem 10% a menos em suas refeições. Depois de algumas curiosidades sobre técnicas usadas pelos estabelecimentos para fazer com você gaste mais dinheiro, vamos às avaliações de alguns locais de fortaleza.

Seu valor condiz com sua Qualidade  ???

Restaurante Jardim do Alchymist

 O local é incrível, isso não podemos negar nem reclamar. O lugar é inacreditavelmente perfeito para uma noite especial, faz você entrar olhando encantado(a) para cada pedaço e esquecer que está em Fortaleza. É sim o restaurante que possui a melhor decoração da cidade, ambiente e música agradáveis. No entanto, não comemos paredes, lustres e decoração.

Luxo e comida sem gosto não combina, falta tempero e sabor. Está um pouco longe para poder atender um cliente que sabe o que é realmente bom. Outro ponto fraco é a demora de preparo dos pratos e o atendimento. Funcionários desatentos, lentos e sem conhecimento de pratos e bebidas. Nota 4.

Restaurante PIPO

Restaurante amplo e aconchegante, com um estilo musical próprio. Pipo se destaca pela presença marcante do seu layout. Mas nem tudo são maravilhas, suas bebidas são exageradamente caras, principalmente o preço de uma inofensiva água. Alguns rótulos de vinhos vêm com uma letra “K” ao lado do preço, que muitas pessoas não sabem que isso significa ”mil” e ficam perdidas. A comida além de ser cara, falta sal, falta sabor, falta molho nas carnes, quando se tem um pedido grande o prato não chega quente na mesa. Atendimento também deixa muito a desejar, garçons perdidos e desorganizados na hora de ordenar um pedido. A culinária não acompanha o nível do local e é proporcionalmente inversa ao preço, você paga caro e recebe uma simples comida. Nota 4.

Vila Mosquito

Restaurante com aparência rústica e antiga. Local com ambiente descoberto e também área climatizada. Seu ponto forte são as pizzas. Mas como todos, seus preços não condizem com seu sabor. Falta sal na comida, mas não falta sal no preço. Pratos caros mas sem qualidade. Um ponto muito a desejar é o atendimento ao cliente, garçons que não se apresentam, não sabem sorrir e não sabem nada sobre vinhos e harmonizações. Os preços cobrados não justificam esse atendimento. Nota 3.

Regina Diógenes

Ambiente bem estruturado, Buffet R$67,00(quilo) o mais caro em relação a outros restaurantes da mesma proposta e só…. “Já foi melhor”. Infelizmente a qualidade da comida é péssima. Pouquíssima variedade de saladas, pratos do buffet com apresentações que deixam muito a desejar, comida sem tempero e atendimento razoável.  Nota 3.

Sal e Brasa

O serviço de buffet é variado, contudo, o rodízio não é bom. Poucas opções de carne e os garçons demoram muito, muito mesmo. O valor é muito caro pelo que é oferecido. Quando você entra no estacionamento do restaurante, vem um manobrista estacionar seu carro e você pensa que é uma gentileza do local, porque não tem nada dizendo sobre estacionamento privado. Então vem a SURPRESA… será cobrado valor de estacionamento + serviço de manobrista. Então, é melhor você mesmo estacionar seu automóvel. Atendimento fraco e garçons despreparados. Com um alto índice de erros nas contas o sal e brasa pode sempre trazer surpresas. A qualidade caiu e o preço não. “Já foi melhor”.

Essas foram algumas avaliações realizadas pela equipe de gastronomia da Revista Ceará.

“O restaurante não vende comida, ele vende lazer” trate sempre bem o seu cliente.

O próximo a ser avaliado pode ser você.

Restaurantes e bares de fortaleza: Cobrem caro, mas deem qualidade para os clientes.

Notícias

Informação o tempo todo.