Em algumas famílias são visíveis as cicatrizes deixadas por um passado desastroso, um divórcio, crises financeiras, envolvimento com drogas e bebidas alcoólicas.

Principalmente em nosso país onde a cultura é a da diversão exagerada e sem nenhum bom senso.
A primeira família criada por Deus foi a de Adão e Eva, em Gênesis 1:27 vemos que o Senhor Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, logo em seguida Deus ordena que o homem “domine” tudo sobre a Terra, que é o que vamos falar nesse momento, domínio.

As marcas na família são deixadas porque o líder maior que é o pai, o cabeça constituído por Deus, foi perdendo o domínio sob todas as coisas; assim como Adão perdeu o domínio de sua família ao ponto de não conviver com seus filhos e ver a degradação moral de Caim em ter um sentimento maligno chamado inveja do seu irmão Abel até chegar no primeiro homicídio da Terra. Podemos falar que o pecado foi de Caim, mas Adão teve as suas falhas por não ter acompanhado a criação dos seus filhos.

Podemos citar vários pais na Bíblia Sagrada que perderam o domínio da sua família, como Jacó e seus filhos que venderam José; Podemos citar Davi que não dominou Amnon e Absalão, não ensinando a Salomão a ser um homem que defendesse seus princípios; Podemos falar de Sansão que seus pais não lhe admoestaram a viver com uma mulher digna e se envolveu com uma meretriz.

Já sabemos que Deus deu a responsabilidade ao homem de liderar e dominar a família, então vamos destacar alguns pontos onde os homens falham e deixam acontecer situações irremediáveis que trazem desastres catastróficos às famílias, vejamos:

HOMENS SEM LIDERANÇA COM OS FILHOS
Liderar é a arte de mostrar a todos quem é o dominador naquele ambiente, não falo de ser um dominador intransigente e arrogante, mas um dominador respeitador de limites, ter moral com os filhos não significa que deva ser grosso, bruto, ignorante, violento e espancador; ter liderança vai muito além, é ser um referencial onde todos olham e se espelham entendendo que aquele homem é padrão moral instituído por Deus àquela família.

HOMENS SEM PRIORIDADES
O mesmo problema que enfrentamos hoje em não ter tempo para os nossos filhos, o grande rei Davi também enfrentou, pois se ele tivesse educado Amnon, ele não teria cometido incesto com sua irmã Tamar, pecado abominável aos olhos de Deus e degradante perante a sociedade. 2 Samuel 13:1-14

Davi também não ensinou os seus a serem piedosos, pelo contrário, Absalão foi vingativo pois matou seu irmão Amnon pelo ato covarde contra sua irmã, cometendo assim um assassinato dentro da própria família.
Quando falamos da família real do grande rei Davi, sempre achamos que foi a família perfeita, porém se formos procurar um culpado, esse será o rei pois todo o poder estava em suas mãos e ele não soube usá-lo para benefício da sua família, mas beneficiou-se a si mesmo tomando a mulher de um dos seus soldados e prejudicou o seu reinado, tudo bem que Deus perdoou, mas Davi pagou um grande preço.

Famílias possuem marcas terríveis por causa de homens sem prioridades, a Bíblia não fala que as mães dos filhos de Davi erraram, mas nos revela que o rei não teve pulso forte e nem equilíbrio para que sobressaísse das situações difíceis que lhe aconteceram, pelo contrário, ele cooperou para a destruição da sua família; porém, Deus com a sua infinita bondade e misericórdia se compadeceu de Davi, já que ele possuía um coração verdadeiro e arrependido, e o Senhor mudou a sua história.

Tudo isso aconteceu para que pudéssemos entender que se não vigiarmos e colocarmos a nossa família como prioridade, esse será o primeiro troféu que satanás irá levantar no pódium.

FICA A DICA: Use a “Escala da Vida”, que é: Deus, Família, Igreja, Trabalho e Amigos.

COMO EVITAR MARCAS NO CASAMENTO
O casamento é uma empresa que pode dar lucro ou prejuízo, pode fechar ou prosperar, tudo irá depender dos sócios majoritários que são o marido e a esposa, e os filhos que são os associados.

Quando um casamento termina em divórcio, há uma grande probabilidade de existir traumas nos envolvidos, principalmente em crianças que não pediram para vir ao mundo, e irresponsavelmente dois adultos prejudicam a mente desse pequeno ser humano que irá crescer sem viver os momentos agradáveis em família, nas tardes de sábados e manhãs de domingo onde prevalece a paz, a harmonia, a correria de crianças dentro de casa, o pai que beija a mãe na cozinha preparando o almoço; tudo isso são imagens que ficarão guardadas na memória de um garoto ou uma garota que irão crescer entendendo o real sentido da família.

De outra forma, esse menino irá crescer revoltado com a vida, não pensando em formar uma família, ou se formar, irá ter os mesmos transtornos que passou no seu falido lar, e assim as pessoas vão fazendo a alegria o diabo que tem prazer em destruir as famílias.
A menina que crescerá com traumas de casamento, ou então para fugir irá casar com o primeiro que encontrar e assim será mais uma mulher frustrada no mundo que possivelmente irá viver momentos de solidão, guerra interior, sentimentos amargos trancados dentro do coração.

É bem fácil analisar o futuro de uma família para não deixar marcas irreparáveis que nem o tempo poderá apagar. Um pai não coloca uma filha no mundo para que um homem a faça sofrer, mas esse mesmo pai faz isso com a mulher que se casa, sendo ela a filha de alguém.

O Mestre da Vida, Jesus Cristo, nos deixou dois grandes mandamentos, em Marcos 12:30-31 – “Ama o teu Deus acima de todas as coisas, e o teu próximo como a ti mesmo”.

Achamos que Jesus está nos ensinando a amar somente os amigos, companheiros de trabalho, o vizinho do bairro; porém, o próximo pode ser sua esposa, seu esposo, seus filhos e toda a sua família.
Você já parou para ver que quando temos um amigo para conversar, falamos de tudo? Mas quando sentamos com o pai, ou a mãe, ou o irmão, parece que faltam as palavras.

Precisamos mudar essa história, ter um propósito de vida, amar o próximo e principalmente a família que é a base da sociedade.
Lembre-se, somos livres para escolher, mas somos escravos das consequências!

Finalizo, pedindo a Deus que abençoe a todas as famílias do nosso lindo Estado cearense, sei que grandes são as dificuldades e lutas enfrentadas nesse momento, mas o Senhor Deus tem o poder para realizar grandes milagres em suas vidas!

Que Deus em Cristo vos abençoe,

Pr. Davi Goes

 

Instagram: @prdavigoes

Facebook: Pr Davi Goes

Twitter: @prdavigoes

Notícias

Informação o tempo todo.