Brasil

CENSURA / Jornalistas são impedidos de cobrir evento por interventor Federal

Braga Neto, pediu à organização de evento, para impedir o acesso de jornalistas durante palestra o “O futuro do Rio de Janeiro”, na qual era convidado,  gabinete da intervenção nega restrições.

Uma equipe do jornal, O Estado de S. Paulo, e uma repórter da Agência Brasil chegaram mais cedo e conseguiram entrar no auditório. Quando percebeu a presença, a organização pediu que eles se retirassem.

De acordo com o El País, a explicação, segundo as fontes ouvidas pela reportagem, foi que o general Braga Netto vetara a presença de repórteres durante sua fala. Além da restrição aos jornalistas, os convidados foram orientados pela organização do evento a não filmar e nem gravar o debate para “deixar os convidados à vontade”.

O episódio causou constrangimento à organização do evento, cuja divulgação interessava a outros participantes. Além do militar, participaram do evento o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia e Rubem César Fernandes, secretário-geral da ONG Viva Rio e pré-candidato ao governo do Estado pelo PPS.