Em solenidade no Plenário 13 de Maio, o deputado Sérgio Aguiar homenageou administradores que na data marca a aprovação da lei 4.769/65, que regulamentou a profissão no País, há 53 anos.

O parlamentar do PDT ressaltou fatos históricos que demonstram a importância do administrador e lembrou nomes importantes da área, como o norte-americano Frederick Taylor, o turco Henri Fayol e o austríaco Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna.
“O administrador é um multiprofissional, principalmente professor, porque modifica os comportamentos das pessoas e é, ainda, um agente cultural quando seu estilo modifica a cultura de uma organização. Através de sua formação humanística e visão global, está habilitado a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e tomar decisões em um mundo diversificado e independente”, conceituou o deputado Sérgio Aguiar.
O parlamentar destacou, ainda, que o maior desafio do profissional de Administração nos dias de hoje é ser um eterno aprendiz e levar o seu aprendizado para o ambiente de suas organizações. Para ele, “sem os administradores, não teríamos o desenvolvimento pleno das organizações, o progresso das economias e mercados, o aumento das receitas e, muito menos, o desenvolvimento das nações. Tudo isto está ligado à geração de empregos para outros tantos profissionais”, explicou o deputado.
Um dos homenageados na solenidade, o administrador Francisco Sérgio Bezerra, explicou que, “segundo a teoria estruturalista da organização, o homem é um ente institucional”. Ele esclareceu que as instituições estão entranhadas na vida contemporânea e as mudanças tecnológicas influenciam na gestão de instituições públicas e privadas. Bezerra lembrou que “é essencial que a população entenda a importância das instituições e que exerça o direito ao voto sem esquecer disso”.
A vice-presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará, Rita Maria Silveira, destacou a atuação das mulheres administradoras e ressaltou que “a boa gestão passa obrigatoriamente pelos administradores. As melhorias também”. Ele também que “somente o profissional da Administração tem as qualificações necessárias para esta função e as empresas precisam reconhecer isso”. Finalizou com uma frase do teórico Peter Drucker, que diz que “gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação”.
Durante a solenidade, foram homenageados os seguintes administradores: Sávia Magalhães, diretora-geral da Assembleia Legislativa; Francisco Sérgio de Vasconcelos Bezerra, Herbert Pessoa Lobo, Josué Sucupira Barreto, Lauro Chaves Filho, Vicente de Paula Pereira, Vladmir Spinelli Chagas, José Domentieux Cruz, Luís Antônio Rabelo Cunha e Ananias Josino Lobo (in memoriam), além do jornalista Eliomar de Lima.
Também compareceram à solenidade o ex-governador do Ceará, Gonzaga Mota; o presidente da Academia Cearense de Administração, João Alves de Melo; o superintendente da Associação de Administradores do Ceará, Lamark Mesquita, entre outras autoridades.

Notícias

Informação o tempo todo.