“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar”.
II Coríntios 12:7-10

Em toda a Bíblia, a palavra “graça” aparece por 323 vezes. A palavra graça, em português, vem do latim gratus, “agradável” “amável” . No grego, a palavra traduzida é “charis”, que significa: graciosidade, atrativos, favor, cuidado, ou ajuda graciosa, boa vontade.
Paulo é o apóstolo que mais fala da graça de Deus em suas cartas.

Como ele próprio diz em Filipenses 3, tinha muito que se gloriar na carne: era da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreu, quanto à lei fariseu, mestre em Israel, cidadão romano, intelectual, justo e irrepreensível no proceder, um religioso por excelência; criado aos pés de Gamaliel, um mestre muito reputado pelos religiosos. Contudo o que era para ele lucro, considerou como perda, por causa da sublimidade de Cristo.

Existem várias explicações sobre o espinho na carne de Paulo. Elas variam de tentação incessante, doença intratável ou crônica (tais como problemas no olho, malária, enxaquecas e epilepsia) a problemas de linguagem. Ninguém pode dizer por certo o que era, mas provavelmente era uma aflição física. O que sabemos, é que um mensageiro de satanás foi enviado para lhe bater, pra que Paulo não se exaltasse.

DEUS NOS ENSINA A HUMILDADE ATRAVÉS DO SOFRIMENTO

Foi colocado um espinho na carne, chamado de espinho de satanás, ou algo que lhe trouxesse humildade, talvez porque lhe houvesse uma propensão à soberba e altivez, como é comum a muitos hoje em dia, basta comprar um novo carro, uma nova casa, uma nova roupa e um simples perfume para mudar o comportamento de algumas pessoas, por isso utilizamos muito aquela frase: “Deus não dá asas à cobra”. Realmente existem pessoas que não tem capacidade de administrar aquilo que tem.

O espinho na carne refere-se a alguma debilidade física ou enfermidade nos olhos como deixa entender em Gálatas. “E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne” Gl 4:13 “Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos…” Gl 4:15 ou até mesmo tentações que assaltavam sua mente, ou uma tristeza terrível por ter no passado, perseguido e matado alguns cristãos, ou consentido em suas mortes.

“Mensageiro de Satanás, para me esbofetear”: No original, significa: bater com punho, tratar com violência, espancar.
Propósito santo. “ Afim de que não me exalte”. “Para que não se ensoberbecesse.”

Para refletir: O Poder de Deus sem a fraqueza do homem gera um caráter diabólico no ser, transforma o “anjo” em “demônio”.
DEUS NOS QUER NA SUA DEPENDÊNCIA

No vers. 8 desse capítulo 12 diz: “Por causa disso, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim”.

3 vezes significa 3 períodos de grande crise que o apóstolo teve. São os momentos de crises que nos tornamos mais humildes e perceptíveis à voz de Deus. Enquanto a crise não chega a soberba e prepotência continuam reinando na vida de pessoas que precisam ter um espinho para acalmar seus egos arrogantes onde pensam que todas as outras pessoas então debaixo de seus pés. Talvez você não entenda, mas estou falando com você, é, você mesmo! Talvez você não perceba mais há um pouco de arrogância em você, basta perguntar a um amigo bem próximo que ele lhe dirá a verdade, isso se ele for seu amigo, porque se não for, vai dizer que você é a pessoa mais legal do mundo.

Deus sempre nos deixa faltar e nunca nos dá tudo porque Ele quer que vivamos em Sua total dependência.
DEPENDÊNCIA: Pessoa que não tem recurso próprio e vive apenas por causa de outra pessoa que lhe dá o sustento.

Deus estava falando para Paulo ter uma vida de total SUJEIÇÃO a Ele, dependendo totalmente Dele. Todos nós vivemos isso quando éramos criança, e não há nada melhor do que ter alguém para pagar suas contas, lhe alimentar, comprar roupas e presentear. Nossos pais faziam grandes esforços para nos agradar, mas para isso éramos cobrados por eles para sermos bons filhos e alunos aplicados. Deus trabalha da mesma forma, Ele nos presenteia e realiza todos os sonhos em nossa vida, mas devemos ser bons filhos e alunos aplicados na escola da vida. Lembre-se, se você não fizer todas as suas tarefas espirituais, no final do ano você ficará sem seu presente de natal.

Mesmo com ORAÇÃO Paulo não conseguiu vencer o problema, porque era permissão de Deus.
Conhecia uma senhora que orou 50 anos pelo seu esposo para ele se converter, ela ia todos os dias para a oração na Igreja, não perdia um culto e quando ele se converteu já velho, ela deixou de ir às orações e cultos, era para ela continuar agradecendo a Deus. Mas isso é comum entre os crentes, mitos não tem a gratidão pelo que Deus tem realizado em suas vidas.

Em 1 Pedro 5:7 nos diz: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”.
Quando você assume o controle da sua vida, Deus não faz nada e te deixa andar para ver onde você vai chegar. Quando você deixa Deus controlar a sua vida Ele trabalha em seu favor.

DEUS PERMITE OS ESPINHOS PARA QUE A GRAÇA E O PODER DELE SEJAM CONTÍNUO EM NOSSA VIDA

Para que a Graça cresça em nós, nunca podemos nos esquecer de suas coisas: “não vem de nós”; e que “não vem de nós para que ninguém se glorie”.

(V. 9) diz: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na sua fraqueza”.

Não precisa você ficar procurando o seu espinho, ele vai lhe encontrar. Não precisa procurar a fraqueza, ela existe em nós!
OS ESPINHOS NOS TRAZEM MATURIDADE – Aprendemos a glorificar a Deus nas lutas.

Observe que Paulo diz que “Sente prazer nas fraquezas, injúrias, necessidades, perseguições e angústias por amor a Cristo”. Parece que Paulo era um masoquista, porque como um ser humano sentir prazer em meio às lutas da vida? Mas ser servo de Cristo é exatamente assim, enquanto você enfrenta guerras e problemas e vai glorificando ao Senhor, Ele vai trabalhando o seu caráter e moldando a sua personalidade para te deixar no ponto certo para receber os milagres e bênçãos que estão reservados para sua vida.

Em Tessalonicenses 5:18 diz: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.

COM OS ESPINHOS APRENDEMOS QUE TUDO QUE TEMOS E SOMOS VEM DE DEUS – Não podemos nos gloriar de nada

No vers. 7 Paulo fala que para ele não ser soberbo, altivo e prepotente ele tinha um espinho.
É muito interessante o ser humano, feito do pó, mortal, frágil, apenas um fôlego e mesmo assim se acha soberano. Os grandes nomes do mundo que se acharam alguma coisa estão mortos.
Alexandre o grande, queria conquistar o mundo, mas acabou morrendo aos 32 anos com febre que provavelmente era proveniente da malária, ou seja um simples mosquito lhe picou e acabou morrendo.
Napoleão Bonaparte morreu aos 51 anos de um câncer no estômago, o homem que conquistou reinos e disse que iria dominar o mundo não conseguiu vencer uma úlcera que acabou lhe matando.

“Não digas no teu coração: a minha força e o poder do meu braço me proporcionaram esta riqueza. Antes te lembrarás de que o Senhor teu Deus é que te dá força para adquirires a riquezas.” Deuteronômio 8:17-18

Lembre-se, você não pode se gloriar de algo que não é seu. Se Deus criou todo universo e tudo que nele há, temos um dono e tudo que temos pertence a esse dono, automaticamente nós não temos nada. Então porque ficar achando que está acima dos outros seres humanos se somos todos iguais?
Caia na real, você necessita da bondade e misericórdia de Deus para manter-se de pé.

Que Deus em Cristo vos abençoe,
Pr. Davi Goes

Instagram: @prdavigoes
Facebook: Pr Davi Goes
Twitter: @prdavigoes

Notícias

Informação o tempo todo.